Ainda Estou Aqui

- Iluminação
Ainda Estou Aqui
Luz em Memórias e Emoções
O premiado longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, com roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega, e elenco estrelado por Fernanda Montenegro, Fernanda Torres e Selton Mello, é uma profunda homenagem à resiliência e à força do povo brasileiro. Desde sua estreia mundial no Festival de Veneza, o filme tem encantado o público e conquistado a crítica, sendo descrito como “uma carta de amor ao Brasil” pelo portal internacional Deadline Hollywood.
Adaptado do livro de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui é mais que um retrato da ditadura militar brasileira; é uma história de dor, perda e resistência.
A história se passa na década de 1970 e nos leva à vida de Eunice (Fernanda Torres), esposa de Rubens Paiva (Selton Mello), ex-deputado sequestrado pelo regime militar. Sua vida se transforma em um drama familiar, à medida que a violência e a repressão destroem sua família. Salles explora, com sensibilidade, a intimidade dos Paiva, uma família privilegiada em meio ao caos político, enquanto a ameaça do regime militar se aproxima. Capturando a jornada de Eunice, que, mesmo diante da dor e da perda, se redescobre no enfrentamento do terror.
Com uma direção precisa, Ainda Estou Aqui fala mais sobre quem ficou e a força necessária para reconstruir a vida em tempos de opressão.
Com atuações excepcionais e uma história que transcende o tempo, Ainda Estou Aqui é um filme imperdível, que merece os prêmios que tem conquistado e pode conquistar ainda mais, incluindo uma possível indicação ao Oscar.
Como os equipamentos de iluminação Nanlux/Nanlite ajudaram a transformar a narrativa visual do filme

Com a Direção de Fotografia de Adrian Teijido e a expertise do Gaffer Ulisses Malta, Ainda Estou Aqui ganhou uma atmosfera luminosa que não apenas respeita o período histórico, mas também intensifica a carga emocional de cada cena. A escolha cuidadosa dos equipamentos de iluminação foi fundamental para alcançar esse equilíbrio, e cada peça desempenhou um papel crucial na construção da narrativa visual. Confira, a seguir, os equipamentos da Nanlux e Nanlite utilizados no filme:
Evoke 1200B: Alta potência e versatilidade para recriar ambientes com precisão e impacto emocional. Foi essencial nas cenas que exigiam transições entre luz natural e artificial.
Dyno 1200C: Potência e controle ideais para setups maiores e complexos, como locações externas.
Dyno 650C: Compacto e eficiente, brilhou nos momentos mais intimistas, com ajustes rápidos para valorizar detalhes importantes.
Pavotubes 30X e 15X: Luminárias LED tubulares, versáteis e portáteis. Com ajuste de temperatura de cor, elas oferecem luz suave, uniforme e uma ampla gama de cores.
Além dos LEDs da Nanlux e Nanlite, a iluminação do filme também utilizou equipamentos clássicos, como HMI, Fresnéis incandescentes e lâmpadas fluorescentes, em uma combinação desafiadora e criativa.

A visão do Gaffer Ulisses Malta:
Perguntamos ao Gaffer Ulisses Malta:
Quais foram os principais desafios técnicos relacionados à iluminação enfrentados durante as filmagens de Ainda Estou Aqui e como essas escolhas influenciaram a estética e o tom do filme.
“Acredito que um dos desafios foi utilizar equipamentos mais antigos, como HMIs, Fresnéis incandescentes e lâmpadas fluorescentes com reatores, mesclados com os modernos LEDs.
Fizemos vários testes antes de eleger o parque de luz. O DOP Adrian Teijido também pediu que as lâmpadas de abajures e luminárias fossem o mais fiéis possível à época. Um exemplo dessa união foi no aeroporto do Galeão. Filmamos em uma ala desativada, que a arte recuperou e adequou à época. Usamos mais de 180 lâmpadas Pavo no teto, configuradas em 5600° Kelvin com 1/2 Plus Green, e 9 Dynos 1200 no chão, com light grid de difusão em 4500° Kelvin. Tudo foi controlado pelo Jaime Andrade no Blackout. O resultado deixou o Teijido muito satisfeito nos testes, e seguimos para a execução. Essa combinação de equipamentos clássicos e modernos se repetiu em várias locações e estúdios, sempre com LEDs desempenhando um papel crucial.”
ULISSES MALTA

(DOP Adrian Teijido, Diretor Walter Salles, e o Gaffer Ulisses Malta)